sábado, 29 de junho de 2013

Brincadeira, ciência e cultura: visita à comunidade indígena Guarani-Kaiowá Amambai


 Quem disse que não dá para aprender brincando?

 

A galera da Casa da Ciência, em parceria com o projeto Memórias do Futuro, viajou até Amambai no dia 30 de Maio para provar, juntamente com o pessoal do JIGA (Jovens Indígenas Guarani-Kaiowás em ação), coordenados pelo educador Ismael Morel, que é possível fazer do aprendizado algo dinâmico e divertido. Para provar tal feito, a programação do evento contou com oficinas astronômicas, de reciclagem, de brincadeiras tradicionais e ainda roda de histórias.





A interação desses projetos junto à aldeia indígena Guarani-Kaiowá Amambai gerou resultados satisfatórios. A troca de conhecimentos permitiu que víssemos a astronomia através da cultura Guarani, e foi possível a comunidade observar um pouco mais de perto os astros que já estavam nas antigas histórias contadas pelos mais velhos.

Na sexta-feira, dia 31 de maio, a oficina de astronomia realizada pela bacharel em física, e também monitora da casa da ciência, Mayara Barros, ensinou aos jovens da aldeia sobre os planetas e suas principais características. Como fruto da atividade, os participantes construíram um sistema solar com materiais recicláveis, o qual ficou de posse à comunidade.














As atividades da noite foram voltadas à astronomia, porém transcenderam as lentes do telescópio. Através das palavras, tanto em guarani quanto em português, os mistérios do céu foram traduzidos a partir da ótica indígena, que se insere dentro dos estudos de etnoastronomia. Tudo isso em volta da fogueira que, além dar o clima para a roda de histórias, ajudou no preparo do milho e da batata doce.





Logo após a roda de história e as danças tradicionais indígenas, os telescópios entraram em ação, coordenados pelos monitores da Casa da Ciência, Thiago Valério (Física licenciatura- UFMS) e Ellen Regina (Física licenciatura- UFMS), o professor Dr. Hamilton Perez também contribuiu com a atividade.

 No Sábado, dia primeiro de junho, período matutino, os jovens concluíram as produções da oficina astronômica e, ainda no clima de reciclagem, iniciaram as produção de vasos e porta-retratos com matérias recicláveis, utilizando e abusando da criatividade! A atividade foi coordenada pela bacharel em Química, e também monitora da Casa da Ciência de Campo Grande, Tatyana Winkler. A oficina estendeu-se até o período da tarde.

Exibições audiovisuais sobre astronomia e ciência também foram oferecidas aos jovens da comunidade indígena na mesma tarde.



 

É importante lembrar que todas as oficinas e demais atividades foram documentadas pela galera do JIGA, que também faz parte do projeto Memórias do Futuro e produzem materiais audiovisuais para o site (webdocumenários). Em nome do programa Casa da Ciência de Campo Grande, gostaríamos de agradecer a toda a comunidade indígena de Amambai, que foi super receptiva e nos acolheu de braços abertos em sua casa! Todos os projetos estão de parabéns pelo belíssimo trabalho desempenhado nesses três dias de viagem.

Toda e qualquer iniciativa de resgate a cultura deve ser incentivada e ter condições totais de funcionamento!

“Brincar é um direito!”

Para saber mais sobre o projeto Memórias do futuro, conferir outros vídeos, fotos e materiais, é só acessar ao site: http://www.memoriasdofuturo.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário