segunda-feira, 14 de julho de 2014

Lua de Sangue

http://www.galeriadometeorito.com/2014/04/eclipse-lunar-dia-15-abril-lua-de-sangue.html#.U8RFV9RdXZs
    Foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação o evento em que a Lua ficaria vermelha, e também que esse eclipse (15 de abril de 2014) era o primeiro de uma sequência rara de quatro eclipses totais seguidos.

http://www.galeriadometeorito.com/2014/04/
eclipse-lunar-dia-15-abril-lua-de-sangue.
html#.U8RFV9RdXZs
     A Lua Vermelha ou Lua de Sangue se trata de um eclipse lunar total, ou seja, quando a Lua fica totalmente obscurecida. Isso ocorre sempre quando a Lua em sua órbita ao redor da Terra passa pela região a que chamamos de Umbra (vide imagem ao lado), a Umbra é região central da sombra da Terra.


    A cor avermelhada que a Lua parece adquirir é resultado da refração da luz branca do Sol na atmosfera da Terra, observando a figura abaixo podemos ver que a luz do Sol é dispersa pela atmosfera da Terra. Cada comprimento de onda vai ser refratado com um angulo diferente, a luz vermelha tende a se concentrar na região por onde coincidentemente a Lua passa, então ela acaba por ser iluminada pela luz vermelha proveniente do Sol.

http://www.geografia-ensino.com/2011_06_01_archive.html














    O eclipse do dia 15 de abril de 2014 faz parte de uma sequência de 4 eclipses totais seguidos que acontecem regularmente. Teremos ainda neste século XXI mais 7 sequências como essa, das Luas de Sangue, estamos na segunda sequência de eclipses totais, a última aconteceu entre os anos de 2003 e 2004.

  Neste século haverão um total de 9 sequências de quatro eclipses totais seguidos. O próximo eclipse visível em Campo Grande, acontecerá no dia 27 de setembro de 2015, nesse dia (o quarto eclipse da segunda sequência) deve começar a partir das 20h, e a Lua ficará totalmente eclipsada.


fonte:
http://www.galeriadometeorito.com/2014/04/eclipse-lunar-dia-15-abril-lua-de-sangue.html#.U8RFV9RdXZs
http://www.geografia-ensino.com/2011_06_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário